UM NOVO VÍRUS CHAMADO ESTRESSE


          UM NOVO VÍRUS CHAMADO ESTRESSE

       Dar uma boa risada, muitas vezes, é o melhor remédio, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Espero que você tenha achado o título um tanto engraçado. Essa é a minha intenção: fazer você rir! Todos nós estamos estressados com o que está acontecendo no nosso planeta. Mas estresse pode ser bom. Pois precisamos de uma certa dose de estresse para nos mantermos ativos e motivados. Por exemplo, estou utilizando esse tempo de reclusão para fazer um curso online e organizar meu canal no YouTube. Não estou parada, estou muito motivada.
       Estamos vivendo um momento de virada na história da humanidade. Esse é um momento de mudança de paradigma. Estamos dando um salto quântico na evolução da consciência humana! Que momento fantástico! Desde 1992 venho falando que 2020 seria um ano de limpeza na face da Terra. Mas eu não sabia bem como iria acontecer, agora está ficando mais claro. No entanto, não vai acabar aí não. Tem muita coisa por vir. Mas se você está vibrando a partir de um centro de amor (chakra do coração) não existe motivo algum para ter medo! Lembre-se, o medo, não o ódio, é o contrário de amor; ódio é aprendido, não é natural!
       2020 é um ano onde começamos a separar o joio do trigo. Nesse momento histórico estamos testemunhando o que significa dois mundos, duas dimensões coexistindo num mesmo lugar. Estamos experenciando a vibração do medo que vem do mundo tridimensional e todos os estragos que este causa (ódio, separação, competição disonesta, guerra, doenças, etc.) e a vibração de amor da quinta dimensão e o que esta nos proporciona (esperança, otimismo, cooperação, harmonia, etc). São duas realidades existindo num mesmo planeta. A escolha é puramente sua: vibrar na terceira dimensão (medo) ou vibrar na quinta dimensão (amor). Concordo, que não é tão simples assim. Isso exige muito trabalho psico-espiritual que a maioria das pessoas não está aberta para fazer. Mas as pessoas que estão serão da primeira linhagem a transformar a Terra num planeta de paz, mudando seu modo de pensar e de atuar no mundo! Como era a proposta de Santa Terezinha do Menino Jesus,  grandes mudanças começam com pequenos gestos de amor.
       Há pessoas vendo as infinitas possibilidades de crescimento com tudo o que está acontecendo, há aquelas que acham que é o fim do mundo. Tudo é uma questão de percepção. O mesmo acontece com estresse. Uma mesma situação pode ser normal para uma pessoa e estressante para outra. Percepção está ligada com auto-estima. Pessoas pessimistas têm auto-estima negativa, já as pessoas otimistas têm uma melhor auto-estima. As pessoas que estão vendo os acontecimentos de uma perspectiva do medo estão causando muito estresse para si e para os outros, o que aumenta a produção de cortisol, o tão famoso hormônio do estresse, que causa inúmeros problemas de saúde. Já os que cultivam esperança estão aumentando o seu sistema imunológico, que é um fator de proteção para a saúde.
       Estresse danifica cada sistema da fisiologia humana. De acordo com a Associação Médica Americana (AMA), 90% das doenças estão relacionadas com estresse, incluindo câncer, ansiedade, depressão e demência. As pessoas morrem literalmente de estresse crônico. Nos Estados Unidos 40% das mortes (AMA) são causadas por estresse crônico e ninguém fala sobre isso na mídia. Estresse é uma pandemia letal e nem se quer nos damos conta disso. Achamos isso normal! Mas isso não é normal! Por que então reagimos assim? Porque estresse não é um vírus, não é um microorganismo que se vê pelo microscópio. Estresse crônico é uma condição que envolve uma série de fatores, tais como: mental, emocional, social e espiritual. Por que seria importante darmos tanta ênfase ao estresse numa sociedade patriarcal que é 90% baseada em racionalizações? Infelizmente estamos atrasados, ainda vemos o ser humano como Descartes  propôs em 1637, a separação entre a mente pensante e o corpo humano como se este fosse uma máquina. Para o nosso sofrimento, essa mentalidade ainda permeia não somente nas escolas de medicina, mas na sociedade toda. Tratamos nosso corpo como uma máquina, uma coisa. Procuramos uma pílula mágica que cure tudo. Triste ilusão!
       Para o seu conhecimento, saiba que os sintomas do estresse prolongado são: dores crônicas, dor de cabeça, osteoporosis, problemas gastrointestinais (diarréia, constipação), ganho ou perda de peso, fatiga, insônia, humor instável, hipertensão, níveis elevados de gordura no sangue, problemas no sistema imunológico (artrite reumática, lupus e até cancer), mundanças no hábito alimentar, elevado consumo de bebida alcoólica, fumar, tonteira, irritabilidade, depressão, agitação, impulsividade, vícios, tensão muscular, problemas de pele, bruxismo, ataque de pânico, dificuldade de pensar e se concentrar, problemas de memória, mudança na qualidade das relações familiares e sociais. A combinação de um ou dois desses sintomas não significa estresse crônico. Mas é um bom sinal de alerta e uma oportuniade para avaliar seu estilo de vida e fazer algumas mudanças.
       Então, o que fazer? Em primeiro lugar cuide bem de seu corpo físico, de sua mente e do seu estado emocional. Desde que o estresse afeta a pessoa por inteira, este deve ser tratado de uma forma holística; ou seja, por inteiro também. A comida que ingerimos faz toda diferença. Comida processada e fast food, causam um enorme estresse não somente no sistema gastrointestinal como em todo o organismo. Desenvolva o hábito de comer frutas, legumes, verduras e hortaliças frescas. Diminua o consumo de comida processada e se puder, abandone todo tipo de refrigerante. Pratique atividades físicas que te animem. Algumas pessoas falam em “malhar,” o que gera ainda mais estresse. Uma caminhada de 20 minutos, uma aula de yoga ou uma boa massagem podem ser mais benéficas do que uma hora de malhação na academia. Mas se o seu corpo está pedindo ação, então correr, nadar, malhar, etc., podem ser uma boa opção. Desenvolva um relacionamento de parceria com o seu corpo, sua mente e suas emoções.  Ouça músicas, cante no chuveiro, dance, tenha um animal de estimação, faça caça-palavras ou palavras cruzadas, leia um bom livro, assista uma boa comédia e se desligue dos noticiários. Meditação e escrever um diário são duas atividades baratas, fáceis e com resultados incríveis. Ambos podem mudar a sua vida como indicam várias pesquisas nos EUA. Na minha visão, em particular, a yoga “restorative” (restauradora) e hipnoterapia são duas técnicas de valor imensurável porque mudam as estruturas mentais e emocionais e são altamente relaxantes, além de evitar auto-sabotagem. Lembre-se de que você tem a liberdade de escolher o que é melhor para você!


Sandra Guassi - Meaningful Living
www.sandraguassi.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS GERAIS PARA EMPATAS E PESSOAS SENSÍVEIS

Compreenda Como A Mente Humana Funciona

Perdão E Saúde