Compreenda Como A Mente Humana Funciona


Compreenda Como A Mente                               Humana Funciona

     

     Você já parou para pensar em como a mente humana opera no dia-a-dia? Como já mencionei em outros artigos, a Meditação Mindfulness é um alívio para uma mente sempre ocupada. Buda criou uma nova tecnologia chamada Vipassana, que significa Insight ou Mindfulness.

     A meditação Mindfulness pode ajudar a baixar os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Mas para entender como isso se dá é importante entendermos como a mente humana funciona. Por favor não confunda mente com cérebro. A mente é um conceito abstrato e o cérebro é um órgão do corpo humano. Em diferentes culturas e épocas, a mente era associada com diferentes órgãos do corpo humano. Pensava-se que a mente era localizada no fígado, depois no coração e mais recentemente no cérebro. Mas Daniel J. Siegel, psiquiatra e professor de psiquiatria da UCLA, nos Estados Unidos, questiona essa ideia. Hoje estamos começando a pensar que a mente, na verdade, faz parte de todo um campo energético em volta do corpo humano. Como ele mesmo diz “A mente é um termo que inclui consciência e a maneira como percebemos e sentimos uma experiência; ou seja, como experienciamos nossa vida subjetiva.”

     A natureza da mente humana é pensar. Como Buda dizia, a mente parece um macaquinho pulando de galho em galho. É por isso que as técnicas de meditação que falam para você parar de pensar não funcionam. É o mesmo que pedirmos para o coração parar de bater por alguns minutos por dia. Ficaremos literalmente malucos se quisermos parar de pensar. No entanto, podemos sim, diminuir o ritmo acelerado do pensamento. A mente também é consciente. Somos conscientes do que pensamos e do que sentimentos, pelo menos deveríamos ser. Por exemplo, nesse instante eu estou pensando e escrevendo sobre a mente. Estou consciente disso e muito entusiasmada por escrever sobre esse assunto.

     A grande maioria dos nossos problemas são criados numa mente ruidosa e não-consciente. A mente fica pensando nas coisas do passado que não deram certo ou remoendo mágoas e raiva, o que causa depressão. Ou a mente fica focada no futuro e nos problemas que podem surgir. No entanto o futuro ainda não existe. Isso gera estresse e ansiedade. Por que isso acontece?

     De acordo com o Dr. Mark Williams, professor de psicologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, a mente humana opera em dois módulos diferentes: o Módulo do Ser e o Módulo do Fazer. O módulo mais usado é o do Fazer porque estamos sempre ocupados fazendo alguma coisa. Não sabemos apenas Ser. O Módulo do Fazer é responsável por solucionar problemas. Este é analítico, lógico, racional e julgador. O Módulo do Ser, que é menos usado, é o módulo das emoções, sentimentos, intuições e sensações.

     O problema aparece quando o Módulo do Fazer se oferece para resolver problemas sentidos pelo Módulo do Ser, tais como: medo, ansiedade, tristeza, raiva, etc. Assim uma luta começa a se travar no palco da mente humana. Essa luta parece não ter fim porque o Módulo do Fazer não é capacitado para entender como o Módulo do Ser funciona. É como tentar misturar água e óleo, simplesmente não dá certo! Tensão, ansiedade, depressão, tristeza, raiva, etc., não são problemas que podem ser resolvidos logicamente. Você pode entendê-los a partir de uma perspectiva lógica, que já está contaminada, mas não os resolver. Esses problemas têm que ser sentidos para que se resolvam. O Módulo do Fazer da mente humana não sabe o que é sentir, apenas pensa.

     A Meditação Mindfulness é uma técnica que nos permite sentir ou apenas ser. Essa meditação permite que estejamos tristes, magoados, felizes ou entusiasmados sem apegos ou julgamentos. Infelizmente aprendemos a categorizar emoções em positivas e negativas, o que não é benéfico e só piora a situação. Todas emoções são boas. Não tem nada de errado com nossas emoções e sentimentos. Nós é que temos que aprender a lidar com elas de forma construtiva. Quando sentamos quietos e viajamos para nosso mundo interior, nós tomamos consciência das nossas emoções e sentimentos. A luta na nossa mente cessa. É normal e comum chorarmos, gritarmos ou escrever tudo num papel. Tudo isso é muito liberador e saudável. 

     Essa liberação é possível se praticarmos a Meditação Mindfulness regularmente. Então, eu sugiro que você crie um tempo para você todos os dias para apenas Ser e Sentir! Você perceberá que seus níveis de estresse, ansiedade ou depressão diminuirão. Como o Dr. Mark Williams fala: “Se o Módulo do Fazer é uma armadilha, então o Módulo do Ser é libertação!

 

Sandra Guassi – Terapeuta & Mentora Psico-espiritual – www.sandraguassi.com

 

 

Referências

Smalley, S. L. & Winston, D., Fully Present – The Science, Art, and Practice of Mindfulness, 2010.

Siegel, Daniel J., MD, Mind - A Journey To The Heart Of Being Human, 2017.

Williams, M. & Penman, D., Mindfulness – An Eight-Week Plan For Finding Peace In A Frantic World, 2011.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS GERAIS PARA EMPATAS E PESSOAS SENSÍVEIS

Perdão E Saúde